Este blog foi criado com o intuito de registrar as atividades dos alunos e os temas abordados nas aulas de história. O projeto esta sendo desenvolvido com alunos do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini no município de Santo Augusto -RS. Docentes envolvidos no projeto: Adriane Montagner, Eliana Pereira, Elisete Godinho, Leomar Pinheiro, Márcia Adriane e Rosmário da Cruz.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Guerra Fria
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista são baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.
Postado por Roberto em 29/11/11
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Bomba Atômica
Na segunda guerra mundial foi construída uma arma que dizimou muitos inocentes, a invenção da bomba atômica, em apenas seis anos foi montado um parque industrial para a construção desta terrível arma.
Houve o lançamento de duas bombas atômicas durante a segunda guerra mundial, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, as cidades atingidas foram Hiroshima e Nagasaki, houve quase 200 mil mortos, iniciando assim a era nuclear.
Quando do lançamento das bombas, as pessoas que morreram no mesmo instante das explosões e os que sobreviveram tiveram graves sequelas, inclusive muitos morreram em decorrência da radiação a que foram expostos.
Postado por Ailton da Rosa
GUERRA FRIA
Devido a rivalidade entre 2 superpotências, milhões de pessoas em diferentes partes do mundo viveram graves tensões , durante um período que ficou conhecido como guerra fria.
Iniciada em 1946,a guerra fria não foi direta, mas sim uma luta ideológica entre os eua e a união das republicas socialistas soviéticas com reflexos nos campos militares , politico e econômico.
A possibilidade de acontecer a qualquer momento um confronto direto entre eles levou os blocos rivais a ampliar sua capacidade militar, a suas alianças e especialmente , a produção de armamentos nucleares.
Anderson Bueno, Fernanda, Mery
Divisão da Alemanha
Republica Federal Alemã (RFA). Influenciada do governo dos Estados Unidos.
Republica Democrática Alemã (RDA). Influenciada pelos soviéticos.
Uma crescente disputa entre EUA e União Soviética. Além de seus aliados levaram a divisão de Berlin. Em duas partes Ocidental e Oriental. Ocidental influenciada pelos estadunidenses. Oriental sob influencia Soviética.
Devido aos maciços investimentos e ao financeiro vindo do governo de Berlin, foi rapidamente reconstruída. A cidade dava mais de prosperidade tornando-se um lugar atraente para os alemães.
Entre 1949 e 1961 2,5 milhões de pessoas deslocaram-se do lado oriental para ocidental de Berlin em busca de oportunidades e liberdade. Em 1961 o governo da Alemanha oriental rapidamente levantou uma cerca. E em 1962 derrubaram a cerca e construíram o muro de concreto. Enquanto os funcionários trabalhavam na construção do muro os soldados vigiavam e tinham ordem de atirar em quem atravessa-se o muro para a parte oriental .
Eles fizeram o muro por que acreditavam que o muro de Berlin era uma barreira necessária para afastar as ameaças do capitalismo. Essa divisão da Alemanha durou ate 1990 embora contraria-se a vontade da maioria dos alemães.
Alunos: Leticia, Fernando.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Bomba Atômica
Pesquisadores começam um novo trabalho que nem imaginam quanto sofrimento esse projeto traria. Depois de muitas pesquisas e cálculos surge a primeira bomba atômica e em lugares desertos começa os testes.
O Japão estava no período de guerra, e ai o EUA quis dar uma desculpa de que tinham que lança uma bomba em uma cidade do Japão para que a guerra acaba-se. Mas tem um detalhe, foram lançadas 2 bombas em cidades diferentes. Eis ai a mentira do EUA, na verdade o que eles queriam era tomar posse do mundo.
No dia 6 de agosto de 1945 as 8;15 da manha na cidade de Hiroshima no Japão foi lançada a primeira bomba, mais de 100 mil mortes, muitos feridos, deformados, cidade destruída cadáveres por todos os lados muita dor e tristeza. A bomba causou um calor maior que a superfície do sol.
No dia 09 de agosto de 1945, três dias depois da primeira bomba, veio a segunda na cidade de Nagasaki no Japão, todos em pânico já inconformados com tanta morte a bomba destruiu um terço da cidade. Foi pior que um filme de terror, foi realidade, tristeza, e os feridos com muita dor quase não resistindo horrível.
Alguns sobreviventes comentaram o que viam quando a bomba caiu, diziam que tinha muita fumaça e o calor além do medo, sem saber o que fazer, isso causou um tipo de trauma e por isso alguns sobreviventes fazem tratamento. Depois do que aconteceu no japao o mundo nunca mais foi o mesmo.
Merydiane, Fernanda e Anderson Bueno.
Muro de Berlim
A bomba atômica
Nome: Roberto Elizandro de Moraes
A bomba atômica
A Bomba Atômica, lançada sobre a cidade de Hiroshima em 6 de agosto de 1945, desencadeou nos anos seguintes da Guerra Fria, um verdadeiro festival de explosões, americanas e russas, que poluíram com a radiação quase todo os espaços da terra. Saiba os antecedentes do lançamento da Bomba de Hiroshima e como a bomba foi construída e quem tomou a decisão por jogá-la sobre o Japão. A bomba lançada em nove de Agosto de 1945 em Nagasaki, foi chamada de «Fat Man» por ser maior do que a utilizada em Hiroshima. Em vez do urânio utilizado em Hiroshima, o engenho de Nagasaki utilizou plutónio e o processo era de implosão.
A bomba era mais potente embora, devido às características de Nagasaki, teve um efeito menos devastador do que em Hiroshima, tendo no entanto provocado mais de 73 mil mortes.
Nagasaki foi um alvo secundário. O bombardeiro B-29 sobrevoou a cidade de Kokura não tendo lançado a bomba devido ao fumo intenso, então mudou de rumo e seguiu para o segundo alvo: Nagasaki.
Às 11.02 horas, largou a bomba carregada de plutónio sobre Nagasaki que tinha cerca de 240 mil habitantes, provocando além dos mais de 73 mil mortos, ferimentos em cerca de 75 mil pessoas. No dia a seguir à explosão da bomba atómica em Nagasaki, o imperador Hirohito declarou o fim da guerra.
MURO DE BERLIM
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Holocausto
ANDERSON BUENO E ROGÉRIO
Holocausto
Referem-se ao extermínio praticado pelos nazistas contra os judeus, comunistas, homossexuais, portadores de deficiências físicas ou mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, eslavos e poloneses, opositores políticos, ciganos e ate criminosos comuns.
O Holocausto ocorreu principalmente nos mais de 1000 campos de concentração nazistas, e os cálculos sobre o numero de vitimas variam muito.
Estima-se que no total cerca de seis milhões de judeus tenham morrido em campos de extermínio ou em áreas sob a ocupação nazista.
HOLOCAUSTO
Holocausto é sacrifício entre os antigos hebreus no qual a vítima era totalmente queimada. Extermínio em massa dos judeus pelos nazistas durante a segunda guerra mundial as imagens do holocausto nazista eram uma exceção de sacrifício e imolação onde os privatistas oferecem, em holocausto e execração públicas, o funcionário publico.
O holocausto ocorreu principalmente nos mais de mil campos de concentração nazistas, e os cálculos sobre o numero de vitimas variam muito. Oficiais soviéticos, por exemplo afirmaram que apenas no campo de Auschwitz teriam morrido 4 milhões de pessoas. Historiadores dizem que esse número estaria em 1,1 e 1,5 milhão de pessoas, das quais 90% eram judeus.
WILLIAN E LETICIA
HOLOCAUSTO
Durante o holocausto as autoridades alemãs também destruíram grandes partes de outros grupos considerados ‘’racionalmente inferiores’’.
Em 1945, os alemães e seus colaboradores já haviam assassinado dois entre cada três judeus europeus, em uma operação denominava ‘’solução final’’ , que era a politica nazista para matar todos os judeus.
Após o holocausto muitos sobreviventes encontraram abrigo nos campos para deslocados de guerra.
MERYDIANE E FERNANDA.
Revolução Farroupilha
Antônio de Souza Netto patrocinou a proclamação da República Riograndense (1836).
O episódio da Tomada de Laguna e a criação da República Catarinense (1839) merecem destaque pelo significado político: Os Farroupilhas pretendiam implantar no Brasil uma República Federativa, integrada pelas províncias autônomas.
O fim da revolta no ano 1845, sem que os objetivos fossem alcançados, mas com conquistas importantes que passou para a história como Paz de Ponche Verde, assinada nos campos de Dom Pedrito.
Graziela e Fernando
terça-feira, 13 de setembro de 2011
A GUERRA DOS FARRAPOS
A Guerra dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do Sul na época em que o Brasil era governado pelo Regente Feijó (Período Regencial). Esta rebelião, gerada pelo descontentamento político, durou por uma década (de 1835 a 1845).
O estopim para esta rebelião foi as grandes diferenças de ideais entre dois partidos: um que apoiava os republicanos (os Liberais Exaltados) e outro que dava apoio aos conservadores (os Legalistas).
Em 1835 os rebeldes Liberais, liderados por Bento Gonçalves da Silva, apossaram-se de Porto Alegre, fazendo com que as forças imperiais fossem obrigadas a deixarem a região.
Após terem seu líder Bento Gonçalves capturado e preso, durante um confronto ocorrido na ilha de Fanfa ( no rio Jacuí), os Liberais não se deixaram abater e sob nova liderança (de António Neto) obtiveram outras vitórias.
Em novembro de 1836, os revolucionários proclamaram a República em Piratini e Bento Gonçalves, ainda preso, foi nomeado presidente. Somente em1837, após fugir da prisão, é que Bento Gonçalves finalmente assume a presidência da República de Piratini.
Mesmo com as forças do exército da regência, os farroupilhas liderados por Davi Gonçalves, conquistaram a vila de Laguna, em Santa Catarina, proclamando, desta forma, a República Catarinense.
Entretanto, no ano de 1842, o governo nomeou Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias) para colocar fim ao conflito. Apos três anos de batalha e várias derrotas, os "Farrapos" tiveram que aceitar a paz proposta por Duque de Caxias. Com isso, em 1845, a rebelião foi finalizada.
Os sete povos
Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul, composto pelas reduções de São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. Os Sete Povos também são conhecidos como Missões Orientais, por estarem localizados a leste do rio Uruguai.
SEMANA FARROUPILHA
A professora Adriane, discutiu juntamente com a turma 8ª, sobre o domínio que os povos tiveram sobre o RIO PRATA, alguns roubavam objetos que vinham de BUENOS AIRES, para trocar por prata.
Os portugueses tomaram o RIO GRANDE DO SUL e os índios, espanhóis tiveram que sair do RS e em troca os portugueses deram o RIO PRATA que não era deles.
OBS; Vacarias; concentração de muitas cabeças de gado em um lugar só.
Isso foi o que entendemos... MERY E FERNANDA .
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Era Vargas
No Brasil, tivemos um presidente chamado Vargas, que ficou conhecido nacionalmente como “pai dos ricos, e mãe dos pobres”, devido a alta capacidade dele jogar nos dois lados, na elite e no proletariado, a parte mais pobre de uma nação. Vargas fez uma revolução no governo brasileiro, se apoderou da presidência da republica em 1945 onde implantou o estado novo, conhecido como a “ditadura” Vargas, onde o que acontecia era bom para a elite brasileira.
Fez muita coisa para o proletariado como o décimo terceiro salário, auxilio desemprego, licença maternidade, salário mínimo, enfim, regalias que há tempos atrás era visto como uma boa obra, mas o que Vargas fazia era jogar com as pessoas para permanecer no poder, agradando as duas classes sociais. Muitos outros presidentes que vieram depois de seu mandato tentaram exercer a mesma forma de governo só que não conseguiram, outros tentaram apenas ajudar um dos lados que normalmente são os pobres e que podem render muitos votos, no entanto ninguém conseguiu servir aos dois lados perfeitamente como ele.
O Segundo Mandato
Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do " Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.
Carreira Política de Getúlio Vargas:
- 1909 - eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul
- 1913 - reeleito deputado estadual (renunciou no mesmo ano)
- 1917 - retornou à Assembléia Legislativa
- 1919 e 1921 - reeleito deputado estadual
- 1924 a 1926 - deputado federal
- 1926 a 1927 - Ministro da Fazenda
- 1928 a 1930 - Governador do Rio Grande do Sul
- 1930 a 1945 - Presidente do Brasil
- 1951 a 1954 - Presidente do Brasil
Getúlio Vargas
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. Foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.
Revolução de 1930 e entrada no poder
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.
Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.
Realizações
Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
GV investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.
O Segundo Mandato
Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do " Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.
O suicídio de Vargas
Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.
Conclusão
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.
Carreira Política de Getúlio Vargas:
- 1909 - eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul
- 1913 - reeleito deputado estadual (renunciou no mesmo ano)
- 1917 - retornou à Assembléia Legislativa
- 1919 e 1921 - reeleito deputado estadual
- 1924 a 1926 - deputado federal
- 1926 a 1927 - Ministro da Fazenda
- 1928 a 1930 - Governador do Rio Grande do Sul
- 1930 a 1945 - Presidente do Brasil
- 1951 a 1954 - Presidente do Brasil
Era Vargas e Governo Provisório
Era Getúlio Vargas
Getúlio Vargas assumiu o poder após a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo Nacionalismo e Populismo, em seu governo ele fecha o Congresso Nacional e instala o Estado Novo e passa a governar como um ditador. Começou a controlar a imprensa e a perseguir seus opositores políticos.
Governo Provisório
O Governo Provisório – que foi a ascensão de Vargas ao poder acarretou a suspensão da Constituição de 1891. O novo governo governaria doravante por meio de decreto-leis (atos do executivo com força de lei). Todos os órgãos legislativos foram dissolvidos e foram nomeados interventores para os Estados, reorganizando o poder em cada ente estado. A União (governo federal) passou a dispor de dois novos ministérios: o do Trabalho, Indústria e Comércio, e o de Educação e Saúde. A estrutura do poder judiciário também foi alterada, sendo criadas as justiças especializadas do Trabalho, Eleitoral e a Militar.
Quem foi Getúlio Vargas e como foi seu governo?
- Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi o do Brasil durante dois mandatos: 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.
- Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.
- Vargas assumiu o poder em 1930, após liderar a Revolução de 1930
- Governo marcado pelo nacionalismo e populismo.
- Fechou o Congresso Nacional no ano de 1937 e instalou o Estado Novo, governando de forma controladora e centralizadora.
- Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar e controlar manifestações contra opostas ao seu governo.
- Perseguiu opositores políticos, principalmente, partidários e simpatizantes do socialismo.
Realizações importantes de seu governo:
- Criou a Justiça do Trabalho em 1939;
- Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.
- Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco .
- Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
- Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945.
O Segundo Mandato
- Vargas foi eleito presidente da República em 1950, através das vias democráticas, ou seja, pelo voto popular.
- Neste segundo mandato continuou com uma política nacionalista.
- Criou a campanha do "Petróleo é Nosso", para impedir que empresas estrangeiras pudessem explorar o petróleo em terras brasileiras. Esta campanha resultou, posteriormente, na criação da Petrobrás.
A crise do governo Vargas e o suicídio
- Em 1954, o clima político no Brasil era tenso e conflituoso. Havia fortes críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também estavam descontentes com medidas consideradas “de esquerda” tomadas por Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país era ruim.
-Existia, portanto, grande pressão para que ele renunciasse. Porém, em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito.


