terça-feira, 8 de novembro de 2011

A bomba atômica

Nome: Roberto Elizandro de Moraes

A bomba atômica

A Bomba Atômica, lançada sobre a cidade de Hiroshima em 6 de agosto de 1945, desencadeou nos anos seguintes da Guerra Fria, um verdadeiro festival de explosões, americanas e russas, que poluíram com a radiação quase todo os espaços da terra. Saiba os antecedentes do lançamento da Bomba de Hiroshima e como a bomba foi construída e quem tomou a decisão por jogá-la sobre o Japão. A bomba lançada em nove de Agosto de 1945 em Nagasaki, foi chamada de «Fat Man» por ser maior do que a utilizada em Hiroshima. Em vez do urânio utilizado em Hiroshima, o engenho de Nagasaki utilizou plutónio e o processo era de implosão.

A bomba era mais potente embora, devido às características de Nagasaki, teve um efeito menos devastador do que em Hiroshima, tendo no entanto provocado mais de 73 mil mortes.

Nagasaki foi um alvo secundário. O bombardeiro B-29 sobrevoou a cidade de Kokura não tendo lançado a bomba devido ao fumo intenso, então mudou de rumo e seguiu para o segundo alvo: Nagasaki.

Às 11.02 horas, largou a bomba carregada de plutónio sobre Nagasaki que tinha cerca de 240 mil habitantes, provocando além dos mais de 73 mil mortos, ferimentos em cerca de 75 mil pessoas. No dia a seguir à explosão da bomba atómica em Nagasaki, o imperador Hirohito declarou o fim da guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário